quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ANTÔNIO JOÃO, UM MUNICÍPIO COM UMA HISTÓRIA IMPORTANTE

Em meados do século XIX existiam várias localidades na Região Sul do Mato Grosso do Sul, entre elas uma diminuta Colônia Militar – a Colônia Militar dos Dourados – localizada próximo à cabeceira do Rio Apa e junto à do rio que lhe deu nome, quase sobre a linha de cumiada que divide as afluentes das duas margens, sobre a Serra de Amambaí. Anteriormente fora o destacamento dos Dourados guarnecido por pequena tropa do corpo de Cavalaria do Mato Grosso.

Em dezembro de 1864, com o efetivo bem reduzido, viviam ainda na colônia quatro ex-praças, na qualidade de colonos e um civil, operário contratado, além de algumas mulheres.
São esses homens, ex soldados e civis – que irmanados por uma causa comum, sobe o comando de Antonio João, vão escrever belíssima página de conduta militar pelo desprendido e heroísmo que demonstraram.

Em 1936, Eugênio Penzo Chegou à região para tomar posse de uma gleba de terras denomina Cabeceira do Bugre, que requerera do governo do Estado. Mas já morava no lugar, o lavrador Vitorino Gomes. Em 1926, com a colaboração de Bene, Eugênio demarco uma área para implantação de uma povoação, que viria a ser a atual Antonio João.
Foi elevada a distrito pela Lei n°.135, de 28.09.1948 e o município foi criado pela Lei n°. 2.142, de 18.03.1964 Comemora-se o aniversário no dia 18 de março.

O nome do município “Antonio João” e uma homenagem ao herói da Guerra do Paraguai, Tenente da Cavalaria Antonio João Ribeiro, que na época do conflito que envolveu nosso Pais e o Paraguai, estava destacado na Fronteira com o Paraguai, defendendo a soberania nacional.

Buscar nas raízes do passado o aprendizado para tecer novas alternativas de produção, não exagerando a história apenas como alvo de reverência, mas sim como uma profícua fonte de pesquisa em busca de renovação.

Na foto o monumento em homenagem ao general Osório. Sob o comando do grande general, Antonio João Rineiro, tenente Antônio João, lutou para defender a soberania nacional durante a guerra contra o Paraguai.

Lá em Antonio João moram pessoas extraordinárias, dentre elas. a senhora Elizeth Ribas, estudante de pedagogia. Aaos munícipes de Antonio João o meu obrigado por acessarem o blog.

Nenhum comentário: