quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BALSAS NO MARANHÃO É A CAPITAL DA SOJA

Cidade da região Sul Maranhense, microrregião Gerais de Balsas. Encontra-se às margens do rio Balsas, afluente do rio Parnaíba. Destaca-se pela grande produção de soja. Fundada em 22/03/1822, está a 247m de altitude, 810 Km de distância de São Luís e em 2007 o IBGE estima a em 78.798 habitantes.

Municípios limítrofes Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba.
Distância até a capital 810Km quilômetros

Características geográficas
Área 13.141,637 km²
População 73.848 hab. est. 2006
Densidade 5,6 hab./km²
Fuso horário UTC-3

Indicadores
IDH 0,696 PNUD/2000
PIB R$ 399.254.085,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 5.908,57 IBGE/2003

Encontra-se junto ao rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km de extensão. É um centro sub-regional, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova.

[editar] Economia
Destaca-se pela forte industria de grãos, com grande destaque para a soja, sendo um do maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu, transformação do buriti e fibras de palmáceas, como o tucum. Balsas liga-se a todas as capitais do Nordeste BR 230, trecho da Bélem Brasília.

[editar] Turismo
O Rio Balsas, principal ponto turístico desta cidade, é de águas cristalinas, e em época de estiagem das chuvas (maio-outubro) costuma-se descer o rio de bóia. Em julho, época de férias e de maior movimentação na cidade,é grande o fluxo de bóias, desde o porto denominado Canaã até o porto da AABB. Nessa época, também há eventos na Beira-Rio(porto de maior concentração de pessoas no rio), tais como shows, concurso de descidas de bóias, etc.

O município de Balsas faz parte da região sul do Estado do Maranhão.

A região foi formada por vaqueiros Nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.

Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.
As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego. Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados.
Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comercio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene. O local servia de referência para todos os viajantes que ali passavam em embarcações construídas de buritis, denominadas “balsas”.
Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação.
Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS”.

Turismo de Balsas MA

Balsas é uma cidade tipicamente formada por pessoas de todas as etnias, abrangendo um enorme número de nordestinos e sulistas que aqui descobriram uma região propícia para o trabalho e um povo caloroso e receptivo. Balsas dispõem de uma grande área rural que contem terras muito férteis onde hoje existem grandes fazendas de plantio de soja, milho, algodão e arroz, além da fruticultura. A cidade dispõe de saídas asfálticas para todas as capitais do Norte e Nordeste, além de um aeroporto de pequeno porte. Várias empresas de transporte de cargas e passageiros estão aqui sediadas assim como cooperativas, empresas de desenvolvimento tecnológico, hotéis, restaurantes, empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de informática e internet.

AGRICULTURA

Tendo seu grande impulso na introdução do cultivo de grãos alimentares, como arroz, a soja e o milho, a agricultura de Balsas evolui e se diversifica com a introdução da fruticultura, algodão, piscicultura e confinamento de gado, alimentado com silagem de milho e sorgo.

A produtividade e a facilidade de comercialização dada pela logística, fazem a região ser considerada como a melhor alternativa de investimentos no setor agrícola do Brasil e um dos melhores do mundo. A safra 2003 movimentou, do plantio ate a comercialização dos grãos, um volume de recursos da ordem de U$ 700.000.000.

Junto com o crescimento na área agrícola vêm a reboque o comércio, a construção civil e o setor de serviços. O cultivo de Soja è a grande locomotiva que puxa a economia de Balsas a velocidade de 8.5% ao ano de taxa de crescimento.

Existem várias opções de lazer e turismo na cidade de Balsas e em toda a região do Sul do Maranhão. No turismo destacam-se a Cachoeira das Três Marias, Cachoeira do Macapá, Parque Ecológico Santa Luzia. Na região encontram-se outros pontos turísticos como Cachoeira do Cocal e Frutuoso (Riachão), Cachoeiras do Itapecuru e Cachoeira da Pedra Caída (Carolina). No lazer destaca-se a descida de bóia do Rio Balsas, Beira Rio, Ponte de Madeira do Rio Balsas, Ponte de Madeira do Rio Maravilha.

Lá em Balsas, a nossa amiga Maria Ivone, costureira, avessa o nosso nlog a quem queremos agradecer.

Nenhum comentário: