quarta-feira, 9 de setembro de 2009

VEREADORES E SUPLEMTES PROVOCAM TUMULTO

Vereadores e suplentes de vereadores provocaram hoje tumulto no Salão Verde e foram contidos por seguranças da Casa, sem incidentes graves. Eles divergem sobre o ano de entrada em vigor da PEC 336/09, que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais.

Os suplentes querem que a regra entre em vigor imediatamente. Já os vereadores que estão em Brasília em razão da possibilidade de a proposta ser votada hoje pelo Plenário defendem que a mudança entre em vigor apenas para os eleitos em 2012.

O diretor da União dos Vereadores de Pernambuco, Wilson França, por exemplo, é contra a entrada em vigor imediata da mudança constitucional. "Os vereadores devem entrar pela porta e não pela janela". Já o suplente de vereador, Fernando Lucena (PT-RN), argumenta que a PEC aumenta o número de vagas, mas reduz em R$ 1,4 bilhão os gastos das câmaras municipais. "Não tem sentido esperar até 2012".

A PEC está na pauta do Plenário e pode ser votada se a pauta for liberada ou em sessão extraordinária se houver acordo entre os líderes. A oposição anuncia hoje às 16 horas se vai aceitar a proposta de um novo prazo para analisar os projetos do pré-sal (de 45 para até 60 dias) e desistir de obstruir os trabalhos. ('Agência Câmara')

Nenhum comentário: