terça-feira, 8 de setembro de 2009

GUANAMBI,UM MUNICÍPIO PUJANTE COM UMA GRANDE HISTÓRIA

A história da formação do município de Guanambi liga as denominações "Bela-Flor" e "Beija-Flor" a uma tradicional festa católica que havia no arraial em homenagem ao padroeiro Santo Antônio. Durante a cerimônia ocorria uma sessão de beijos e mimos para a imagem do padroeiro, promovida por uma menina, chamada Flor (que teria o nome de Florinda), filha da devota Bela (provavelmente Belarmina).

A maioria que assistia à cerimônia era jogadores de cartas e festeiros. No auge do folguedo, gritava: "Beija, flô; beija flô". Com o tempo, as preparações para esses festejos eram, no dizer dos participantes, para "os beija flô na casa de Bela".

Mas, o historiador, poeta e ex-prefeito de Guanambi, Domingos Antônio Teixeira (1903-1976), não endossa esta versão. Em seu livro “Respingos Históricos”, ele defende que o nome Beija-Flor, dado ao arraial, veio da pequena ave da família dos troquilídeos, da espécie dos colibris. Segundo o historiador, o terreno de vazante, contíguo ao local do arraial, era coberto por flores silvestres, que atraíam quantidade de beija-flores a maior parte do ano.

A Lei Estadual nº 1.364, de 14 de agosto de 1919, que criou o município, determinou que os limites seriam os do antigo distrito de Bela-Flor, mas não os especificava. A administração municipal de Monte Alto havia criado o distrito de Lagoa da Espera, reduzindo a área do distrito de Bela-Flor e alterando os limites interdistritais.
Importantes faixas territoriais de municípios fronteiriços foram absorvidas por Guanambi, quando da fixação dos limites dos seus distritos, a exemplo de Lagoa da Espera, distrito de Monte Altoque, cujo nome foi mudado para Itaguaçu, depois Mutãs. Já existia, no Espírito Santo, uma localidade com a denominação de Itaguaçu. Mutã vem do tupi mutá, local, no mato, onde o caçador espreita a caça.

No dia 8 de janeiro de 1920, o intendente sancionou a Lei nº 2, votada pelo Conselho Municipal, que criou os distritos de Paz de Guanambi, na sede, e o de Mocambo. Mas, esta lei somente chegou ao conhecimento público após referendada pela Lei Estadual nº 1.589, de 28 de agosto de 1922. Mocambo, mais tarde, em 1º de janeiro de 1945, por força de lei federal que definiu um novo quadro territorial nacional, recebeu o nome de Candiba. Sua autonomia política e administrativa veio em 1962. ( •Extraído do livro Respingos Históricos, de Domingos Antônio Teixeira, edição de 1991).

Nenhum comentário: