quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PRESIDENTE DO MALUAI VISITA CONGRESSO NACIONAL

O presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), recebeu na tarde desta quarta-feira (16) a visita do presidente do Maláui, Bingu Wa Mutharika (foto), e comitiva. O visitante foi recebido por Sarney na rampa de acesso à entrada principal do Congresso Nacional, de onde se dirigiram ao Salão Nobre do Senado. Também participaram da recepção os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Romeu Tuma (PTB-SP).

No Salão Nobre, Sarney deu as boas vindas à comitiva, lembrou que Mutharika é o primeiro presidente do Maláui a visitar o Brasil e desejou que as relações entre ambos os países sejam "cada vez mais estreitas".

Nascido em 1934, Bingu Wa Mutharika foi eleito presidente pela primeira vez em 2004. Reelegeu-se para um segundo mandato em maio de 2009, pelo Partido Progressista Democrático. Mutharika estudou na Zâmbia e na Índia e é doutor em Economia pela Pacific Western University, de Los Angeles (EUA).

O Maláui é um país localizado na África Oriental e tem como capital a cidade de Lilongwe. As línguas oficiais são o inglês e o chichewa. Trata-se de uma república presidencialista que tornou-se independente do Reino Unido em 6 de julho de 1964. O Maláui tem pouco mais de 118 mil quilômetros quadrados e 14 milhões de habitantes. A moeda corrente é a Kwacha malawiana e o clima predominante é o tropical. (Augusto Castro / Agência Senado)

Nenhum comentário: