quinta-feira, 8 de abril de 2010

Confusão no Quirguistão


Otunbayeva disse a repórteres na quarta-feira que o governo havia renunciado e que a oposição estava disposta a negociar a renúncia do presidente Kurmanbek Bakiyev.

"Nós emitiremos um decreto para que tudo o que foi ilegalmente privatizado volte para as mãos do Estado", disse Otunbayeva em seu primeiro pronunciamento sobras as políticas do novo governo.

Ela se referia a Severelectro e Vostokelectro, duas companhias de energia privatizadas pelo governo de Bakiyev.

A líder da oposição, Roza Otunbayeva, assumiu ontem a noite a direção do governo com o apoio da população que derrubou o presidente quirguis depois de violentos conflitos na capital, Biskek, nos quais 75 pessoas morreram, segundo fontes oficiais.
Durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, Otunbayeva assegurou que a oposição controla "plenamente" a situação e as Forças Armadas.

Isolamento no sul

O presidente deposto do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, permanece no sul do país e se dirigirá ao povo em breve, afirmou Raimkul Attakúrov, embaixador do país em Moscou.
"Acabo de falar com Kurmanbek Bakiev. Ele não fez nenhuma declaração de demissão nem de renúncia de seu cargo", disse o diplomata à agência oficial russa RIA-Novosti.
Attakúrov acrescentou que "agora é preparado um discurso do presidente ao povo, que se tronará público em breve."

Milhares de partidários do presidente esperam na praça central da cidade de Jalal-Abad, no sul do país, por uma intervenção do presidente quirguis, que até agora se manteve em silêncio.

Nenhum comentário: