segunda-feira, 5 de abril de 2010

SIMON QUER FICHA LIMPA

Senador Pedro Simom (PMDB-RS)


Se a Câmara dos Deputados aprovar nesta semana o projeto conhecido como "Ficha Limpa" (PLC nº 518/09), o país dará um passo decisivo em direção a uma política mais ética. É o que afirmouem discurso nesta segunda-feira (5) o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Ele se referiu ao projeto que substitui a proposta de iniciativa popular apresentada com mais de 1,5 milhão de assinaturas e destinada a dificultar a eleição de pessoas processadas criminalmente. O projeto original proibia a candidatura a qualquer cargo eletivo de quem tivesse qualquer condenação em primeira instancia ou tivesse contra si denúncias recebidas por órgão colegiado em razão de crimes como tráfico de drogas; exploração sexual de crianças e adolescentes; trabalho escravo; e lavagem de dinheiro. Os crimes eleitorais estavam obviamente incluídos nesse rol.

No substitutivo, a condenação em primeira instância foi retirada, embora só no caso das sentenças proferidas por juízes individualmente.

O senador mostrou-se confiante em relação à aprovação da matéria, baseando-se no noticiário sobre o assunto. E chegou a antecipar que, se o projeto for realmente aprovado, não apresentará emenda quando o substitutivo tramitar no Senado, evitando assim o retorno à Câmara. (Da Redação / Agência Senado)

Nenhum comentário: