sexta-feira, 30 de abril de 2010

MINISTRA RECEBE COMENDA


A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon Alves recebeu a Comenda Maria Quitéria, em solenidade realizada hoje à noite no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador.

A sessão, presidida pela vereadora Aladilce Souza, contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, do chefe de Gabinete Fernando Schmidt, que representou o governador Jaques Wagner, do ex-governador Waldir Pires e do deputado federal Sérgio Carneiro.

A indicação foi feita pelo vereador Antonio Noélio Libânio (Alemão), que destacou, em sua fala, a contribuição da ministra “na elevação do nome do nosso Estado até a esfera federal” e seu empenho profissional. “Foi de coração”, finalizou o vereador, ao se referir à homenagem.

Emocionada, e após ressaltar ser a primeira vez que recebe homenagem semelhante fora do Poder Judiciário, a ministra pontuou afinidades de ideias e objetivos entre ela e o parlamentar que, acredita, reforçam a homenagem.

“Temos caminhos diferentes, mas trilhamos as nossas vidas com ideias e objetivos parecidos: ensinar a viver”, disse, referindo-se à preocupação do vereador com a profissionalização de jovens nas faixas economicamente menos favorecidas, comparando o trabalho ao do educador baiano Anísio Teixeira com os centros profissionalizantes.

Ministra do STJ a partir de 30 de junho de 1999, Eliana Calmon, natural de Salvador, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1968 e foi professora de Direito Processual Civil, de 1972 a 1974, antes de iniciar a carreira na magistratura como juíza federal, em 1979.

A Comenda Maria Quitéria leva o nome da heroína baiana, que se alistou nas tropas revolucionárias para expulsar o Exército português, no episódio que culminou com o Dois de Julho de 1823, data da Independência da Bahia. Maria Quitéria (1792-1853) é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Estiveram presentes à solenidade a 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lealdina Torreão, os desembargadores Carlos Alberto Dultra Cintra, Silva Zarif e Sara Silva de Brito, a juíza Nartir Dantas Weber, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), vereadores da Casa, familiares e amigos da homenageada e representantes de comunidades.

Nenhum comentário: