segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MST INVADE FAZENDAS

As fazendas ocupadas pelo Movimento dos Sem Terras ficam localizadas no Rio Grande do Sul (Portal Terra)

Três grupos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta segunda-feira três fazendas, duas privadas e uma estadual, no Rio Grande do Sul. As propriedades estão localizadas nos municípios de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Sananduva e Vacaria.

O movimento cita as invasões como forma de reivindicar o assentamento imediato de mil famílias que estão acampadas pelo Estado. A realocação, que teria sido firmada em acordo promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), não teria sido cumprida e o prazo acertado estaria se esgotando.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, responsável pelas negociações com o grupo, a liberação das terras não se deu devida a falta de uma liberação do próprio Incra, que subsidiará 80% do valor de cada propriedade. A secretaria afirma ainda que o prazo acordo seria o fim do governo, o que ainda não ocorreu.

Na fazenda privada invadida em Viamão, segundo o MST, foram apreendidas neste ano 2 toneladas de maconha. Segundo o movimento, o local foi invadido por volta das 5h30 por 200 pessoas.



Nenhum comentário: