sábado, 24 de setembro de 2011

UARS NA ATMOSFERA

O satélite vai cair na água (foto: Nasa)

O satélite UARS entrou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa neste sábado. A Nasa (agência espacial americana) confirmou a informação mas disse que ainda não é possível precisar horário e local da queda.

Segundo a Nasa, o UARS penetrou na atmosfera terreste entre 0h23 e 2h09 (horário de Brasília) em algum lugar no norte do Oceano Pacífico. Isso não significa necessariamente que todas as partes do satélite caíram na água. Pelos cálculos da Nasa, os restos podem se espalhar por um raio de até 800 km em relação ao ponto de impacto.

Há relatos de que partes do satélite caíram na cidade de Okotoks, no oeste do Canadá, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente. A Nasa também afirmou não ter registros de danos ou vítimas cuasadas pela queda do UARS.

Segundo a agência espacial americana, as probabilidades do satélite cair sobre a América do Norte eram pequenas e não existia informações precisas sobre outros continentes..

A probabilidade de algum dos restos do UARS atingir uma pessoa era de uma em 3.200, segundo a Nasa. Para comparação, estima-se que o risco de uma pessoa que viva até os 80 anos ser atingida por um raio é de 1 em 10 mil. O aparelho pesa 5,675 toneladas e tem o tamanho de um ônibus.





Nenhum comentário: