Após 32 anos, presidente angolano escolheu sucessor, diz jornal
Após quase 32 anos no poder, o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, escolheu como sucessor Manuel Vicente, chefe da companhia nacional de petróleo, Sonangol, informou nesta sexta-feira o veículo local semanal "Novo Jornal".
Santos deve deixar o cargo após as eleições gerais a ocorrer em 2012 ou apenas um ano depois de as votações acontecerem, de acordo com fontes do partido do presidente, o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), citadas pelo jornal.
A reportagem afirma que Vincente já havia indicado no começo do ano que deveria sair de sua função na empresa.
As eleições previstas para 2012 serão as segundas desde o fim da guerra civil angolana em 2002, quando Rússia e Cuba apoiaram o MPLA em combates contra o Unita (União Nacional para a Independência Total de Angola), movimento com respaldo dos Estados Unidos e do regime do apartheid na África do Sul.
O MPLA, que saiu vitorioso da guerra civil, recebeu 82% dos votos nas eleições gerais de 2008 e deve vencer o novo pleito do ano que vem --o Unita, hoje principal partido opositor, está enfraquecido com disputas internas.
As mudanças na Constituição que Santos pôde fazer após sua vitória em 2008 permitem com que ele permaneça no poder até 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário