quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FIFA, ANTRO DE CORRUPÇÃO


Jornalista e escritor inglês fala no Senado sobre corrupção na Fifa

Andrew Jennings, autor do livro "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa" foi convidado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para falar nesta quarta-feira (26) sobre denúncias que envolvem a Federação Internacional de Futebol (Fifa), o ex-presidente da entidade João Havelange e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. A audiência pública, pedida pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR e Paulo Bauer (PSDB-SC), está marcada para as 10h.

No livro, o jornalista da BBC, a emissora de rádio e televisão britânica, acusa o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, e vários outros dirigentes, de pagarem propina afim de garantirem contratos de valores astronômicos e obter favorecimento no fechamento de acordos.

De acordo com Jennings, Havelange e Ricardo Teixeira, são objeto de uma investigação por parte do governo suíço tratando da questão do suborno. No curso das apurações, o presidente da CBF teria inclusive admitido pagamentos irregulares, mas os documentos relativos ao processo teriam sido embargados na justiça suíça pela Fifa.

- Agente sabe quem é. A BBC não se arriscaria a publicar nomes sem ter certeza porque isso nos custaria muito dinheiro - afirmou Jennings numa entrevista ao canal de Esportes ESPN Brasil.

Ele disse considerar a atuação de Teixeira "uma vergonha para o Brasil" e recomendou que os brasileiros pressionem o governo a não deixar que o dinheiro de programas sociais seja desviado "para os ladrões da Fifa".

- É óbvio que queremos a Copa e um bom time, mas não precisamos de Ricardo Teixeira. Queremos vê-lo na cadeia - afirmou o jornalista inglês ao ESPN. (Nelson Oliveira / Agência Senado)



Nenhum comentário: