segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SINJORBA REPUDIA AGRESSÃO

Por meio de nota, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) expressou repúdio ao episódio ocorrido na tarde deste domingo, 16, com o jornalista Ederivaldo Benedito. Conforme noticiado por este blog, o profissional de imprensa foi reprimido por dois policiais militares logo após registrar uma abordagem realizada pelos PMs na Parada Gay. Segundo relato de Benedito, os soldados exigiram que ele apagasse as imagens da câmera fotográfica e, diante da recusa, o algemaram e conduziram para o Complexo Policial de Itabuna.

Na nota, o Sinjorba afirma que “repudia a agressão sofrida pelo jornalista” e diz que o profissional “sofreu agressão e constrangimento moral por parte de prepostos da Segurança Pública, cujo comportamento afronta os preceitos constitucionais a favor da liberdade de expressão”.

O sindicato pede que as autoridades competentes da PM e da Secretaria de Segurança Pública apurem os fatos e punam os responsáveis.

A SSP informou há pouco ter instaurado sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreu a prisão do jornalista.

Nota Pública

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia vem a público repudiar a agressão sofrida pelo jornalista Ederivaldo Benedito dos Santos por prepostos da Polícia Militar da Bahia durante a cobertura da Parada da Diversidade realizada na tarde do último domingo, 16 de outubro, na cidade de Itabuna, que violenta a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional.

No momento em que o jornalista registrava uma abordagem policial, ele foi tratado com truculência por soldados da PM, que o xingaram e exigiram que deletasse as imagens feitas. Diante da negativa, os policiais tomaram a sua máquina fotográfica, o algemaram e lhe conduziram à Delegacia, numa clara demonstração de despreparo para o exercício de suas funções.

A ação policial foi repudiada pela população que assistiu aos procedimentos dos policiais envolvidos e pelos mais diversos segmentos da sociedade organizada. O jornalista Ederivaldo Benedito sofreu agressão e constrangimento moral por parte de prepostos da Segurança Pública, cujo comportamento afronta os preceitos constitucionais a favor da liberdade de expressão.

Diante do ocorrido, o Sinjorba presta sua solidariedade ao profissional de imprensa e requer às autoridades competentes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública a rigorosa apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão.

Itabuna, 17 de outubro de 2011.

A Diretoria



Nenhum comentário: