quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TRIBOS PROTEGEM KADAFI


Forças do Conselho Nacional de Transição lutam contra os partidários de Kadafi em Sirte, na Líbia (foto: AP)

O primeiro-ministro da Líbia afirmou nesta quinta-feira que o líder deposto Muamar Kadafi está escondido no sul do país sob a proteção de tribos. Segundo Mahmoud Jibril, ele ocasionalmente cruza a fronteira com o Níger, e as forças do governo interino esperam ter seu paradeiro exato em breve.

Kadafi está foragido desde que o Conselho Nacional de Transição (CNT) assumiu o controle da capital, Trípoli, em agosto, e tem escapado da captura, apesar das várias buscas por sua localização. "A informação mais recente é que ele está no sul da Líbia sob a proteção da tribo Tuareg, e de tempos em tempos cruza para o Níger", afirmou Jibril à Reuters durante visita a Bagdá.

"Segurança é a coisa mais importante para ele. Especificar onde ele está exatamente mesmo que por dez horas é muito difícil. Espero que nos próximos dias possamos confirmar onde ele está localizado com exatidão", completou.

Jibril disse que estava no Iraque para discutir o restabelecimento das relações diplomáticas entre Trípoli e Bagdá, e pedir ajuda a seu companheiro de Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no desenvolvimento do petróleo. O CNT elaborou uma perseguição a Kadafi que se concentra no deserto do Saara, perto das fronteiras com o Níger e a Argélia.

De acordo com a Reuters, Mutassim, um dos filhos de Kadafi, fugiu de Sirte, cidade natal do ex-líder líbio. As informações, obtidas pelo canal de TV Al-Jazeera, afirmam que ele deixou a cidade no domingo. "Nós prendemos um dos mercenários (de Kadafi) e ele confirmou isso", garantiu o porta-voz Ahmed Bani ao canal de notícias.



Nenhum comentário: