segunda-feira, 1 de junho de 2009

DEPUTADO ALERTA PARA RISCOS DE CONFLITO EM OLIVENÇA

junho 2nd, 2009
Do Política Livre
O deputado federal Geraldo Simões, vice-lider do PT na Câmara, fez um alerta para o risco de conflito na região de Olivença/Ilhéus, Una e Buerarema, a partir de um parecer da Funai que admite a existência de 47 mil hectares como uma possível área de demarcação para os índios tupinambás.

A área em questão envolve centenas de propriedades rurais, além de uma parte de Olivença, que possui hotéis, pousadas, equipamentos de lazer e um complexo comercial e de prestação de serviços que gira em torno do turismo.

“Embora a posição da Funai ainda deva passar por várias etapas e não exista nenhuma garantia de que os 47 mil hectares serão transformados em reserva tupinambá, a medida criou um clima de insegurança na área e já começa a existir uma animosidade, que pode descambar para uma situação de maior gravidade”, afirma Geraldo Simões.

Ele já fez gestões junto ao governo federal e ao governo do Estado para que seja buscado o consenso. “Os índios têm direito de reivindicar uma área onde possam viver com dignidade, mas deve ser respeitado também o direito dos produtores que trabalham em suas terras obtidas de forma legítima, assim como das pessoas que vivem nas áreas urbanas”, afirma o deputado.

Uma decisão inicial da Funai, sem valor de lei, ressalta Geraldo, não pode ser utilizada como pretexto para invasões e ameaças às famílias de agricultores, como já vem ocorrendo. (Postado Pimenta na Muqueca)

Nenhum comentário: