sábado, 27 de junho de 2009

SENADOR QUER NOVO CONCEITO DE PAZ NA UNESCO


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recomendou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que defenda um novo conceito de paz, em discurso que deverá proferir em Paris, na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no próximo dia 07, quando receberá o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008.

Esse conceito, explicou Cristovam, deve ser diferente do que se pensava em 1990, quando a premiação foi criada e temia-se o risco de uma hecatombe nuclear. O conceito de paz a ser defendido pelo presidente Lula na Unesco, disse o senador, deve incorporar a necessidade de paz com os mais de um bilhão de pessoas pobres em todo o mundo, especialmente com as crianças pobres; da paz com os que estão dependentes científica e tecnologicamente; com os que podem ser vítimas de terrorismo; daquela que precisa ser feita com os que sofrem do colonialismo cultural; e da paz com as próximas gerações que poderão ser vítimas da depredação ecológica.

- A paz contra a guerra nuclear era simples. Era desarmar as bombas. Era fazer acordos entre os países. E a paz chegava. Hoje, não há um mapa claro de como fazer um desenvolvimento sustentável com a natureza. Não há um mapa claro de como incorporar as massas excluídas. Não há um mapa claro de como levar a todos o avanço da ciência e da tecnologia. Nós vivemos um cataclismo da perplexidade também. Nós temos as catástrofes no mundo real e nós temos uma catástrofe no mundo das idéias - argumentou Cristovam.
Para o senador, o caminho está na educação, no que ele denomina de "educacionismo". Por isso, ele sugeriu ainda que Lula defenda na Unesco a instituição de um plano global para a educação. Um programa como esse não custaria mais que 2% da renda mundial, que hoje, de acordo com ele, estaria em R$ 40 trilhões.

- Lula deve defender o fortalecimento dessa entidade por meio de um plano global para a educação. Em 1945, foi feito o Plano Marshal para recuperar as economias. É preciso agora um plano global para resolver o problema da destruição dos cérebros humanos - afirmou Cristovam.

Para o senador, Lula não deve propor apenas um programa como o Bolsa-Família, que venha desvinculado da necessidade de as crianças freqüentarem as escolas e de acompanhamento dos resultados alcançados por elas.

Prêmio

De acordo com a Unesco, o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008, criado em 1989, homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da entidade. Entre os nomes já agraciados, estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari.

Nenhum comentário: