segunda-feira, 1 de junho de 2009

PARTICIPAÇÃO DE MILITARES EM MILÍCIA VAI SER DEBATIDA

A existência de milícias em comunidades no estado do Rio de Janeiro, com fortes indícios de envolvimento de policiais civis, militares, bombeiros militares e agentes penitenciários, será debatida em audiência pública nesta quarta-feira (3), a partir da 9h, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Foram convidados para a reunião o ministro da Justiça, Tarso Genro; o secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; o procurador geral do Ministério Público do Rio, Cláudio Soares Lopes; e o presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do estado, que investiga denúncias de existência de milícias no Rio, deputado Marcelo Freixo.

As milícias são grupos formados, em sua grande maioria, por policiais e bombeiros que, fora de serviço ou na ativa, controlam comunidades por meio de extorsão. Denúncias revelam que as milícias chegam a contar com o respaldo de políticos locais e lideranças comunitárias. (Cláudio Bernardo / Agência Senado).

Nenhum comentário: