quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sem acordo com FIA, oito equipes da F-1 anunciam novo campeonato

(Das agências internacionais
Em Silverstone -Inglaterra)

Depois de semanas de debates com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação ao teto orçamentário para a próxima temporada da Fórmula 1, a Fota (Associação dos Times da F-1) formalizou nesta quinta-feira a criação de uma nova categoria, e oito equipes já indicaram sua saída da principal categoria do automobilismo mundial.

Caso a FIA não mude de ideia sobre o teto orçamentário para 2010, Ferrari, McLaren, Renault, Toyota, BMW Sauber, Brawn GP, Red Bull Racing e Toro Rosso já confirmaram sua participação na nova categoria depois de uma reunião de quatro horas na fábrica da Renault na França.

A Fota se recusou a assinar incondicionalmente com a FIA para a temporada de 2010 da Fórmula 1 porque as equipes teriam de, obrigatoriamente, gastar no máximo US$ 60 milhões. "Os times não podem continuar com o compromisso e não aceitamos as condições colocadas para o Campeonato Mundial de 2010", disse comunicado.

"Sem ter uma alternativa [dentro da Fórmula 1], essas equipes começam a preparação para um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esse torneio terá um comando transparente, regulamentações, e ouvirá mais os desejos dos fãs, incluindo oferecer preços mais baixos", completou o comunicado.

Nenhum comentário: