quinta-feira, 25 de junho de 2009

SENADOR QUER CONSELHO DE ÉTICA


O senador José Nery (PSOL-PA) requereu à Mesa do Senado, nesta quinta-feira (25), que informe a recomposição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, inativo desde março quando terminaram os mandatos de 15 dos seus 16 membros. O parlamentar disse acreditar que o conselho terá de ser acionado para investigar, e eventualmente julgar, condutas de senadores em desacordo com a ética relacionadas à crise administrativa que vive a Casa.

A necessidade de reativação do conselho foi mencionada durante discurso em que o senador voltou a defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção, gastos irregulares e concessão de privilégios pela alta administração do Senado.

- Provavelmente teremos de aplicar punições a senadores, não só por participação nesses atos como por omissão - previu o parlamentar.

José Nery disse ter notícia de que alguns partidos já fizeram suas indicações para o Conselho de Ética, que atualmente conta apenas com seu membro nato, o corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP). Segundo informou a Secretaria de Conselhos, as indicações já feitas pelos líderes dos partidos foram encaminhadas à Secretaria Geral da Mesa.

O senador assinalou que "a mais ampla e profunda investigação" é uma demanda da sociedade e da imprensa. Ele disse ter recebido centenas de mensagens pelo correio eletrônico cobrando uma postura firme da Casa quanto à apuração das denúncias e o aumento da transparência.

- Só assim poderemos nos reencontrar com o país. A CPI é um ato patriótico e de civismo - acentuou José Nery.(Da Redação / Agência Senado)

Nenhum comentário: