quarta-feira, 10 de junho de 2009

SUBMARINO FRANCÊS COMEÇA BUSCA

(O GloboAgências internacionais)

PARIS - Um submarino francês equipado com equipamento de sonar avançado vai começar nesta quarta-feira a busca pelas caixas-pretas do avião Airbus A330 da Air France que caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo durante a rota Rio-Paris, informou a França.

O submarino nuclear Émeraud foi enviado na semana passada ao local das buscas para ajudar a achar as caixas-pretas, que podem conter informações cruciais para explicar o desastre. As autoridades acreditam que as peças estão no fundo do mar, que tem profundidade na área de até 3.000 metros.

Ontem, o governo brasileiro confirmou que já resgatou 41 corpos. As buscas, que contam com apoio da Marinha da França, continuaram durante a noite, e ficaram concentradas nos pontos onde já foram localizados 41 corpos.

Se as caixas-pretas forem localizadas, submarinos-robôs não-tripulados a bordo do navio de exploração e pesquisa francês Pourquoi Pas, que também está ajudando nas buscas, poderão ser usados para resgatar as peças.

Destroços da aeronave também já foram encontrados, mas as causas do acidente só poderão ser totalmente esclarecidas se as caixas-pretas forem recuperadas. Antes de cair, o avião enviou 24 mensagens automáticas em seus últimos minutos de voo no dia 31 de maio, informando uma série de falhas técnicas.

Nenhum comentário: