sábado, 27 de junho de 2009

R. GAÚCHO CONSOLIDA PARCERIA COM GOVERNO DA BAHIA


Uma bola de futebol faz milagres e pode tirar diversas crianças e adolescentes da vulnerabilidade social. Esta é a finalidade do Projeto Jogos da Cidadania, do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), com parceria do Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG). Serão beneficiados cerca de 2 mil jovens com idade entre 10 a 17 anos, em situação de risco social, atendidos pelo Programa Bolsa Família, com baixa escolaridade, dificuldade de acesso ao Mercado de Trabalho e expostos a violência doméstica e urbana.
Adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas também serão contemplados. Para o lançamento do projeto, o jogador Ronaldinho Gaúcho esteve, neste sábado (27), com o governador Jaques Wagner, no estádio metropolitano Governador Roberto Santos, em Pituaçu ).

O jogador afirmou que sempre esteve vontade de vir a Salvador e uniu este desejo a ação social. Segundo ele, a capital baiana é a primeira cidade fora do Rio Grande do Sul a receber o Instituto. “Fico muito feliz em estar em Salvador ajudando a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Na Bahia, me sinto em casa. Nasci em um bairro pobre e sei como é difícil ter uma oportunidade no mercado de trabalho e até de fazer um curso. Eu quero que vocês olhem para isso e vejam que é possível mudar a realidade de um jovem”, declarou Gaúcho.

A possibilidade de trazer o instituto para a Bahia surgiu durante visita do governador Jaques Wagner a São Paulo, quando conheceu a instituição, por meio dos familiares de Ronaldinho. O governador explicou que o programa tem um conceito diferenciado de inclusão social, porque alia o esporte às atividades de cultura e lazer, cidadania, e capacitação ao mercado de trabalho. O governador afirmou que também está sendo feita uma parceria com o Instituto Airton Senna. “Temos que dar oportunidade aos nossos jovens, mostrar que eles são capazes de mudar sua realidade social”, disse o governador.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do IRG, Roberto de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho e ex-jogador, a proposta é promover inclusão social a partir do esporte e da profissionalização, beneficiando muitos jovens. "Em um futuro próximo veremos o resultado", afirmou.

O projeto é viabilizado por meio do Programa Jovens Baianos, da Sedes, com investimento de R$ 3,8 milhões. Serão oferecidas aos beneficiários práticas esportivas nas modalidades de futebol de campo, futebol de salão, voleibol e basquete. Cursos de qualificação profissional na área de tecnologia da informação também serão desenvolvidas pelo projeto. A Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb) e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina (Faepesul) também participarão dos trabalhos.

Durante a cerimônia de lançamento, Ronaldinho Gaúcho autografou e doou uma camisa oficial da seleção brasileira às voluntárias sociais. Ele também entregou uma camisa autografada ao governador. Logo depois, conheceu as instalações do estádio de Pituaçu.

Jovens Baianos

O Programa Jovens Baianos é uma iniciativa do governo estadual que tem o objetivo de desenvolver e potencializar habilidades e competências na juventude baiana, buscando formar agentes de mudanças do contexto social, utilizando os princípios do protagonismo juvenil.


Também participaram do lançamento os secretários estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção (Institucionais, Rui Costa, o chefe de Gabinete do Governador, Fernando Schmidt, o superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato.

Nenhum comentário: