segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MEDIDA É INÓCUA



Alvaro Dias: elevação do superávit é medida inócua

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em pronunciamento em Plenário pela liderança de seu partido, comentou o anúncio da elevação em R$ 10 bilhões da meta do superávit primário para este ano - medida que considerou "inócua" por não contribuir para a redução das taxas de juros e não ser resultante de corte de gastos. Segundo o parlamentar, o aumento anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, já ocorreu em função do aumento da arrecadação tributária, e é difícil acreditar no propósito de corte de despesas sem uma reforma administrativa.

- O que nós gostaríamos é que o governo anunciasse um programa de controle dos gastos públicos, uma reforma administrativa para reduzir as despesas correntes, mas isto não aconteceu - disse o senador, para quem a presidente Dilma Rousseff ignorou seus compromissos de reformas.

Alvaro Dias criticou a tentativa do governo de passar "uma imagem de eficiência" enquanto mantém elevada carga tributária e faz despesas supérfluas que comprometem a capacidade de investimento do Estado. Em seu ponto de vista, o gigantismo estatal está vinculado à aliança de inúmeros partidos que buscam seu espaço no Executivo.

- O crescimento significativo da base do governo estimulou o aumento da estrutura burocrática do Estado para que todos pudessem ser contemplados com prêmio pela adesão, com a premiação pelo apoio oferecido ao governo - disse.

O senador acusou o governo de buscar "apoio subserviente" e de tentar dissuadir a sua base de aprovar propostas de interesse do povo, a exemplo da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 , que trata da destinação de recursos para a saúde, o que considerou imprescindível diante do "caos na saúde pública brasileira".

Alvaro Dias mostrou preocupação com o esvaziamento das oposições nos níveis federal, estadual e municipal, o que considerou prejudicial à democracia.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) criticou o superávit primário, que considera a continuação de uma "ortodoxia econômica" que não resolve questões como a iminente crise mundial. (Da Redação / Agência Senado)


Nenhum comentário: