sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OBAMA CONDENA ATAQUE

Ataque à ONU na Nigéria foi 'horrível e covarde', diz Obama

O presidente americano, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira o ataque "horrível e covarde" contra o prédio da ONU na Nigéria e ofereceu condolências às vítimas e suas famílias.

"A ONU tem trabalhado em parceria com o povo da Nigéria por mais de cinco décadas", disse Obama. "Um ataque contra funcionários públicos nigerianos e estrangeiros demonstra a falência da ideologia que levou a este ato hediondo".

Um ataque suicida atingiu o prédio da ONU na capital nigeriana, Abuja, nesta sexta-feira, matando pelo menos 18 pessoas, deixando outras presas e danificando grandes trechos do edifício, disseram autoridades.

Testemunhas afirmaram que a bomba explodiu depois de um suspeito forçar a entrada passando pela segurança e lançar o carro dentro do prédio. Partes dos dois primeiros andares foram destruídas e equipes de resgate se apressaram em retirar os funcionários que estavam no interior do prédio.

Não houve reivindicação imediata do ataque, mas uma seita islâmica conhecida como Boko Haram tem sido acusada de dezenas de atentados nos últimos meses.

"Condeno veementemente o ataque horrível e covarde de hoje na sede das Nações Unidas em Abuja, na Nigéria, que matou e feriu muitos civis inocentes da Nigéria e de todo o mundo", disse Obama.

"As pessoas que servem as Nações Unidas o fazem com um propósito simples: tentar melhorar a vida de seus vizinhos e promover os valores nos quais a ONU foi fundada - dignidade, liberdade, segurança e paz", afirmou o presidente dos EUA.

"Os Estados Unidos apoiam firmemente o trabalho das Nações Unidas e seu vínculo duradouro com o povo da Nigéria, um vínculo que só vai sair mais forte após este ato assassino", disse ele.



Nenhum comentário: