segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SEMINÁRIO EM SALVADOR

Programa para Redução de Gases de Efeito Estufa terá Seminário na Bahia

O Grupo Gestor Estadual – GGE, do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), formado por entidades ligadas ao agronegócio e ao meio ambiente, organiza o Seminário de Sensibilização e Difusão do Programa ABC no Estado da Bahia, como sua primeira ação. O evento será realizado entre às 8 e 17h30min do próximo dia 25 no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O Seminário será aberto com a palestra de apresentação do Programa ABC pela assessora de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denise Dockers. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão da administração direta do Ministério, contará palestras dos pesquisadores do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) José Marques Pereira, que abordará o tema “Recuperação de Pastagens Degradadas: Integração Lavoura, Pecuária e Florestas”, e Dan Erico Lobão, que falará sobre “Integração Lavoura – Florestas”.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) foi criado pelo Mapa com o objetivo de promover a sustentabilidade na agropecuária e incentivar processos tecnológicos que minimizem o efeito estufa. Além disso, visa diminuir a liberação de carbono na atmosfera e superar o desafio de manter o Brasil como País provedor mundial de alimentos, sem esquecer a necessidade de conservação do meio ambiente.

O Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura – Programa ABC, lançado pelo Ministério da Agricultura, em dezembro de 2010, é fruto do compromisso voluntário do Governo Federal durante a Conferência Climática de Copenhagen 2009. O Programa também visa estimular a adoção de práticas mais eficientes para a agropecuária que permitam aliar a produção de alimentos e bioenergia com redução dos gases de efeito estufa, através de linhas de créditos mais atrativas para agricultores e cooperativas.

Nenhum comentário: