sábado, 27 de agosto de 2011

Túneis na mansão

Túneis escondidos e bunkers estão sob complexo de Kadafi na Líbia

Rebeldes encontraram no complexo privado de Muamar Kadafi, longos túneis se conectam com bunkers, centros de comando e escadas em espiral que levam à residência luxuosa repleta de fotos da família do líder líbio. As luzes elétricas não funcionam e os telefones não dão sinal. Quando os rebeldes assumiram o controle do complexo, descobriram o que há muito tempo era um rumor: uma elaborada rede secreta subterrânea.

De acordo com a rede de TV CNN, até agora os rebeldes limparam cerca de 700 metros da passagens no subsolo. Pessoas de fora nunca viram os túneis sob o complexo de Bab al-Aziziya. Muitos líbios inferem que as passagens subterrâneas se conectam com toda a capital, Trípoli - o que, dizem, explicaria a habilidade de Kadafi de aparecer para discursos em lugares aonde ninguém o viu chegar. Acredita-se que a rede se estenda até o aeroporto internacional e o hotel Rixos, onde 33 jornalistas e dois civis ficaram retidos por forças de Kadafi por cinco dias.

Alguns supõem que ele fugiu da cidade através de um dos túneis enquanto os rebeldes chegavam à capital no fim de semana. No entanto, por causa dos danos deixados pelos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), não é possível determinar se os túneis realmente se estendem para além de Bab al-Aziziya.

Nenhum comentário: