Telescópio Hubble encontra a quarta lua de Plutão
Agência Estado - A agência aeroespacial norte-americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) divulgou hoje a descoberta de mais uma lua orbitando Plutão. A descoberta ocorreu quando o telescópio espacial Hubble procurava por anéis no planeta anão. Ainda sem nome, a lua está sendo chamada de P4.
Esta é a menor das quatro luas já encontradas no distante corpo celeste, tem um diâmetro estimado entre 13 e 34 quilômetros. A maior lua de Plutão é a Caronte (Charon, em inglês), que tem um diâmetro de 1.043 quilômetros. As outras luas do planeta anão são Nix e Hydra.
"É notável que as câmeras do Hubble nos permita ver objetos tão pequenos com tanta clareza a uma distância de quase 5 bilhões de quilômetros," disse Mark Showalter, do Instituto SETI, que liderou o programa de observação do Hubble. A P4 está localizada entre as órbitas das luas Nix e Hydra, descobertas em 2005. Ela foi vista pela primeira vez em uma imagem feita pelo Hubble em 28 de junho. Imagens posteriores, feitas entre 3 e 18 de julho confirmaram a sua existência.
Os cientistas acreditam que o sistema lunar de Plutão tenha se formado por meio de uma colisão do planeta anão e outro planeta de mesmo tamanho no início do sistema solar. As informações são da Associated Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário