quarta-feira, 15 de julho de 2009

2009 É O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

Foi realizada em 15 de janeiro de 2009, em Paris, França, a cerimônia oficial de abertura do Ano Internacional da Astronomia, iniciativa da União Astronômica Universal e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A ideia de declarar 2009 o Ano Internacional da Astronomia foi apresentada no final de 2007 pela Itália durante assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante todo este ano 135 países realizarão comemorações, eventos, cursos e atividades de divulgação da área.

Em 19 de janeiro de 2009 o Brasil deu início às atividades do Ano Internacional da Astronomia em terras nacionais e vários eventos estão previstos para todo o resto do ano e em diversas cidades do país. O cronograma das atividades pode ser consultado no sítio eletrônico www.astronomia2009.org.br.

O ano de 2009 apresenta três efemérides importantes para a ciência mundial: 40 anos da chegada de seres humanos à Lua; 400 anos das primeiras observações astronômicas com o telescópio do italiano Galileu Galilei (1564-1642) e também os 200 anos de nascimento do inglês Charles Darwin (1809-1882). Galileu e Darwin são considerados cientistas que revolucionaram o entendimento da vida na Terra por meio de suas obras. Em 1610, Galilei publicou o livro O Mensageiro das Estrelas, resultado de suas observações celestes no ano anterior. Já Darwin, há 150 anos publicava o célebre A Origem das Espécies. Esses dois cientistas tiveram sérios problemas devido a suas teorias inovadoras, principalmente perante instituições religiosas.

Os principais objetivos do Ano Internacional da Astronomia são difundir conhecimentos científicos, promover observações celestes, fortalecer comunidades astronômicas nos países em desenvolvimento, aperfeiçoar o ensino científico e melhorar a inclusão social no mundo científico. Os organizadores brasileiros consideram o Ano Internacional da Astronomia 2009 como "o maior evento de divulgação científica já realizado no país e no planeta". (Agência Senado)

Nenhum comentário: