quarta-feira, 29 de julho de 2009

CHÁVEZ CHAMA URIBE DE ‘IRRESPONSÁVEL’

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mandou nesta terça-feira, 28, retirar seu embaixador na Colômbia, Gustavo Márquez, e outros funcionários diplomatas, após chamar de "irresponsável" o líder colombiano, Álvaro Uribe, por acusações de desvio de armas. "Uribe ligou outra vez o ventilador" de acusações "irresponsáveis contra nossa pátria", afirmou o presidente venezuelano. "Já basta, acabou, não vamos tolerar mais isto" e, a partir de agora, "congelamos as relações", ressaltou o presidente venezuelano.

"Que fique (em Bogotá) o funcionário do mais baixo nível; vamos congelar as relações e advirto: a próxima vez que houver uma agressão" deste tipo, "romperemos as relações", afirmou Chávez em um conselho de ministros transmitido parcialmente pela emissora VTV da rede estatal de televisão.

O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, afirmou na segunda-feira que várias armas que um país europeu "vendeu à Venezuela pareceram nas mãos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)". Nesta terça, o governo da Suécia confirmou que vários lança-foguetes produzidos no país e apreendidos recentemente com as Farc foram vendidos à Venezuela no final da década de 80.

O presidente da Venezuela disse que o "ventilador de porcaria" faz parte de uma "nova ofensiva, uma nova agressão do governo da Colômbia contra a Venezuela", e anunciou que a partir desta terça coloca em "revisão" todo o comércio bilateral.

"Sabendo que é absolutamente falso que nós demos armas a qualquer guerrilha, a movimento armado algum; dissemos 500 vezes e até em algumas ocasiões demonstramos isso", mas as indicações do Executivo colombiano nesse sentido se multiplicaram, ressaltou. Chávez lembrou que em diversas filmagens foi possível ver os guerrilheiros colombianos com armamento americano, russo e israelita, mas "eles (as autoridades colombianas) se agarram aos menores, e os menores somos nós."

Ele exemplificou o caso com "a irresponsabilidade" que seria que ele acusasse Uribe de armar narcotraficantes que fossem capturados na Venezuela se algum deles fosse surpreendido com uma pistola com as siglas do governante colombiano. "Imaginem que eu saia, e sem ter investigado, diga que Uribe está dando pistolas aos chefões (do narcotráfico); seria uma irresponsabilidade para qualquer pessoa e na boca de um presidente é algo presidencialmente irresponsável", ressaltou, criticando igualmente o vice-presidente.

"Vamos começar a congelar as relações econômicas, vamos substituir as importações. As importações vindas da Colômbia não são imprescindíveis para nós", disse Chávez. A Venezuela é o segundo maior importador da Colômbia após os EUA.

O presidente venezuelano afirmou ainda que estudará o fechamento do gasoduto Colômbia-Venezuela. O governo colombiano deverá fechar em breve um acordo militar com os Estados Unidos que ampliará a presença de militares norte-americanos em bases navais e aéreas no país latino-americano.(AP e Efe)

Nenhum comentário: