segunda-feira, 6 de julho de 2009

Presidente OBAMA RECEBE PRESIDENTE DEPOSTO HOJE
(da Folha Online)




Um dia depois de sua fracassada tentativa de voltar a Honduras, o presidente deposto do país, Manuel Zelaya, confirmou na capital da Nicarágua que viajou para Washington e que amanhã (terça-feira) .

Nenhum país reconhece o governo interino de Roberto Micheletti, que foi eleito pelos deputados para a Presidência depois que o Exército, com apoio da Suprema Corte e do Congresso, derrubou Zelaya e o expulsou do país, no dia 28, quando Zelaya tentava realizar uma consulta popular, declarada ilegal pela Justiça, para mudar a Constituição.

O encontro, previsto para esta terça-feira, será o contato de mais alto nível do governo americano com Zelaya desde sua deposição, dois dias depois que sua fracassada tentativa de voltar a a Honduras aprofundou a crise política do país, com duas mortes de manifestantes, atribuídas pela oposição ao governo e pelo governo aos manifestantes.

O presidente americano, Barack Obama, condenou a deposição de Zelaya e os EUA, como todos os demais países, não reconhecem o governo interino hondurenho, mas mesmo assim o presidente venezuelano, Hugo Chávez, cobrou neste domingo uma negação mais firme de Washington a qualquer apoio ao novo governo de Honduras.

"Zelaya foi presidente [...] e não vai entrar no território. Porque eles tinham um plano, até onde sei eu, que era aterrissar em terra hondurenha, fazer uma chamada à comunidade internacional e pedir que as Forças Armadas da Venezuela entrassem no país", acrescentou.
Ortez acrescentou que essa situação teria levado a uma "confusão muito grande" em seu país. "Teríamos tido que recorrer às armas para defender a soberania nacional", advertiu.

Ortez afirma ainda que há fotos aéreas que provam que o Exército da Nicarágua fez mobilizações na fronteira, mas, após uma solicitação "cordial", interromperam esses movimentos. O governo e o Exército da Nicarágua negaram a mobilização.

"Só há uma coisa que não é negociável: o retorno do ex-presidente Zelaya", disse.

Golpe

Zelaya foi derrubado do poder no último dia 28 em um golpe orquestrado pela Justiça e pelo Congresso e executado por militares, que o expulsaram para a Costa Rica. O golpe foi realizado horas antes do início de uma consulta popular sobre uma reforma na Constituição que tinha sido declarada ilegal pelo Parlamento e pela Corte Suprema.

"Fui retirado da minha casa de forma brutal, sequestrado por soldados encapuzados que me apontavam rifles", contou o presidente deposto, após chegar ao exílio na Nicarágua.

Nenhum comentário: