terça-feira, 7 de julho de 2009

PARTICIPAÇÃO DE ANGOLA ENTRE OS OITO DA OPEP É ELOGIADA

A participação de Angola na cimeira dos G-8 é vista como ponto alto de diplomacia do presidente da República José Eduardo(FOTO), e está a ser encarada como o resultado da combinação de estratégias que de algum modo terão contribuído para um novo olhar para Angola.

Estratégias que vão desde a pressão que o posicionamento para o oriente exerceu, ao desempenho da economia nos últimos cinco anos e o aparente encarrilar do processo eleitoral, ainda que deste tenham sido inúmeras as irregularidades reclamadas o que lhe retirou credibilidade.

Mas facto mesmo é sobre esta governação que o país vai andando. Segundo Justino Pinto de Andrade, professor universitário, sendo Angola actualmente “um parceiro internacional interessante” no que diz respeito ao petróleo, detendo a actual presidência rotativa da Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP), sua importância se torna ainda maior.

“Angola não pode ficar de fora na discussão de problemas internacionais, como a crise económica e financeira mundial, por onde passam também os problemas energéticos”, disse Andrade. Porém, ele destaca que o convite não pode ser visto na perspectiva pessoal, mas sim “no que ele representa”.

Além de Angola, foram convidados a participar da reunião outros países africanos, como África do Sul, Argélia, Egipto, Nigéria e Senegal.

Nenhum comentário: