quarta-feira, 29 de julho de 2009

HILLARY DEFENDE DIÁLOGO

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton (FOTO), defendeu a necessidade de um diálogo entre a Índia e o Paquistão, cujos governos deram recentemente passos para retomar as conversas, após a suspensão ocorrida depois dos atentados em Mumbai.

Hillary recebeu do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, detalhes da reunião que manteve na semana passada com o chefe do Governo paquistanês, Yousuf Raza Gillani, durante a cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal), no Egito.

Esse encontro abriu o caminho para a retomada do "diálogo integral" que os dois Estados começaram em 2004, o que foi recebido com indignação pela oposição indiana, liderada pela legenda Bharatiya Janata Party (BJP).

Depois de se reunir com Singh, com quem almoçou em sua residência, Hillary também se reuniu com o líder do BJP, L.K.

A secretária americana lembrou aos estudantes que, inclusive durante a "Guerra Fria", seu país e a União Soviética mantiveram canais de diálogo abertos.

Hillary reiterou o "compromisso" mostrado nos últimos meses pelo Paquistão em sua luta contra o terrorismo, como exigia a Índia, que acusou pelo atentado de Mumbai o grupo caxemiriano com base em solo paquistanês Lashkar-e-Toiba.

A agenda da secretária americana inclui uma reunião ainda hoje com a presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, e depois terá um encontro com o ministro das Relações Exteriorex indiano, S.M. Krishna, e a assinatura de acordos bilaterais.

Nenhum comentário: