sexta-feira, 29 de maio de 2009


SAÚDE EM ITABUNA TEM NOVO PADRÃO

A dona de casa Maria Pureza recebeu com surpresa um telefonema do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que testou pessoalmente o funcionamento do sistema de eliminação da demanda reprimida para confirmar exames e consultas especializadas para usuários de serviços do SUS. A proposta implementada com sucesso foi sugerida por ele como alternativa para resolver o acúmulo de pedidos, um problema que vinha sendo enfrentado pela Secretaria Municipal da Saúde desde quando o município perdeu no ano passado o controle da gestão plena da saúde, eliminando filas nos postos e na central de regulação.

A escolha da primeira pessoa atendida pelo novo sistema foi feita ao acaso, no próprio gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, quando o prefeito recebeu a primeira listagem elaborada através da Secretaria de Planejamento e Tecnologia, que vem trabalhando em conjunto com a da Saúde. Outro passo decisivo para o sucesso do projeto foi a integração de todas as unidades da rede municipal da saúde pelo sistema on-line.

Um exemplo de experiência bem sucedida na Policlínica 2 de Julho, que ampliou a movimentação de consultas e exames de 150 para 500 unidades por dia e em junho bate 100% das metas estabelecidas, deve servir de referência para outras unidades da área da saúde. A informação é do secretário Antônio Vieira, que vem acompanhando pessoalmente as mudanças implementadas a partir da mudança do modelo de gestão das Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Saúde da Família (PSF), cuja meta será a de prover o atendimento de 80% da população.

Para Luzinete Dórea, que veio com o filho cuidar de um retorno ao pneumologista, as mudanças implementadas melhoraram a qualidade do serviço: “Graças a Deus, agora é bem mais fácil conseguir uma consulta.” Conta ainda, que sempre usou os serviços da Policlínica, que mantém atendimento especializado em diversas áreas e está localizada na área central da cidade.

A proposta de eliminar a demanda reprimida de consultas especializadas chegou também às demais unidades do PSF e Unidades Básicas de Saúde. Segundo Dagoberto Santana, gestor do Posto de Saúde da Família Aurivaldo Sampaio, do bairro São Lourenço, todas as ações foram concentradas na eliminação de todos os 410 procedimentos pendentes, com a marcação de consultas e exames diversos, um esforço que mobilizou toda a equipe de atendimento e envolveu a integração da unidade à rede on-line da secretaria da Saúde.

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