terça-feira, 19 de maio de 2009

OPEP EQUILIBRA OFERTA E
PROCURA DE PETRÓLEO

O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Botelho de Vasconcelos , considerou segunda-feira que a deliberação da conferência dos ministros de petróleo da OPEP, em Oran (Argélia), realizada em Dezembro de 2008, tem sido eficaz, ajudando a reduzir consideravelmente o desequilíbrio que existia entre a procura e a oferta no mercado crude.

Num comunicado divulgado em Luanda, o presidente da OPEP referiu que “todavia, devemos lembrar que a crise económica e financeira mundial é mais profunda e generalizada do que esperávamos e, está a tornar-se num processo mais prolongado”.

A este respeito, realçou, a adesão aos acordos de produção e o cumprimento dos mesmos pelos países membros da organização permanece decisiva para atingir os objectivos de estabilizar o mercado do petróleo bruto.

Ainda de acordo com o presidente da OPEP, os sinais positivos dos principais indicadores económicos e a perspectiva de recuperação económica são encorajadores mas o nível de volatilidade dos preços e as incertezas existentes no mercado exige de nós uma certa cautela.

O também ministro angolano dos Petróleos considera, no documento, que “a saída da recessão económica está ainda muito longe devido ao facto de que as maiores economias do mundo estão a passar uma má experiência de contracção e uma queda significativa de negócios.

(Fonte:Angop )

Nenhum comentário: