domingo, 5 de julho de 2009

EXTENSÃO DA UFBa. VAI AMPLIAR VAGAS

Cerca de 14 mil estudantes tentam todos os anos ingressar na Universidade Estadual de Santa Cruz, a única instituição de ensino superior pública na região sul da Bahia. Desse total, apenas 10% conseguem passar na finíssima “peneira” e assegurar uma vaga na Uesc. Outra pequena parcela é absorvida pelas faculdades particulares, muitos recorrendo a financiamentos ou, com sorte, sendo contemplados pelos programas governamentais como o Prouni.

Para o vereador itabunense Wenceslau Júnior (PCdoB), uma das soluções para atender à enorme demanda pela formação superior no sul do Estado é instalar uma extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Itabuna, cidade que ocupa posição estratégica na região. “Em virtude da sua localização, Itabuna é a cidade ideal para abrigar a extensão da Ufba, permitindo que sejam atendidas pessoas de outras localidades”, afirma o vereador.

A ideia ganhou o apoio de toda a Câmara Municipal de Itabuna, da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), e foi discutida em maio com o reitor da Ufba, Naomar Almeida Filho. De acordo com o reitor, a proposta seria submetida ao Conselho Superior de Ensino da Ufba.

Nesta segunda-feira (06), às 8h, Almeida participa de sessão especial no plenário da Câmara de Itabuna, onde vai falar a respeito do andamento do pedido. A deputada do PCdoB e o presidente da Amurc, Moacyr Leite, que também encampam o pleito, estarão presentes na reunião, para a qual foram convidados outros parlamentares que possuem base no sul da Bahia.

“É preciso ressaltar que essa não é uma proposta exclusiva de Itabuna, mas de todo Território Litoral Sul, que possui uma população de quase 900 mil habitantes e não pode continuar apenas com uma instituição de ensino superior”, afirma Wenceslau Júnior. Ele lembra que a Ufba já criou extensões em outros municípios, como em Vitória da Conquista, onde são oferecidos cursos na área de saúde coletiva. “Também não podemos esquecer que a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Cruz das Almas, surgiu a partir de uma extensão da Ufba”, acrescenta o vereador.

Nenhum comentário: