quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEMINÁRIO SOBRE INSETICIDAS NATURAIS

“Inseticidas naturais no combate as pragas do feijão Caupi”. Esse é o título da palestra que o colegiado do curso de química, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – promoverá, no próximo dia 20 de maio, às 10h50min, no auditório Jorge Amado. O evento é fruto do trabalho de pesquisa do ex-aluno do curso de Licenciatura em Química da UESC, e atual mestrando da UFBA, Rauldenis Almeida Fonseca Santos.

De acordo com o pesquisador, pragas e doenças representam um grande problema para a produtividade de culturas agrícolas, especialmente o feijão Caupi. “A utilização inadequada de praguicidas de ordem sintética tem originado novos problemas relacionados à contaminação ambiental e humana. O uso de produtos de origem vegetal como estratégia para controle de pragas surge como mais uma alternativa eficaz no controle das principais pragas do feijão Caupi”, explica.

Projeto - A palestra faz parte do projeto de extensão “Seminários Temáticos de Química”, que mensalmente promove atividades com o intuito de proporcionar aos discentes conhecimentos sobre temas novos. Sob a coordenação do professor Reinaldo Gramacho, o projeto é direcionado para alunos do curso de Química e aberto aos demais discentes que tenham interesse no tema. A participação é gratuita.



VAGAS PARA PROFESSORES


Começaram nesta terça-feira (05) e vão até o próximo domingo (10), as inscrições para o processo seletivo simplificado da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que visa preencher 623 vagas de professor, em Salvador. As inscrições estão sendo feitas no endereço eletrônico da empresa organizadora da seleção, a Consultec - www.consultec.com.br . As vagas são para professor classe 3, com carga horária de 20h e remuneração de R$ 777,95. A seleção será feita através de prova objetiva, de caráter eliminatório, que será realizada na capital baiana no dia 17 de maio.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar a página, preencher o requerimento e enviá-lo pela internet. Em seguida, devem imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no valor de R$40. O processo seletivo tem validade de dois anos. A prova será composta de 20 questões de conhecimentos gerais e 20 questões de conhecimentos específicos. Maiores informações podem ser obtidas no edital, publicado na edição de hoje (5/5), do Diário Oficial e também disponível no endereço eletrônico da Consultec.

Este é o terceiro processo seletivo realizado este ano pela SEC. O primeiro deles ocorreu no último dia 5 de março e selecionou 2.030 professores para a Educação Básica. Já o segundo, foi realizado em 29 de março e abriu mais 1.663 vagas para a Educação Profissional. Grande parte dos aprovados já foi convocada e está em sala de aula nas unidades escolares do interior do estado.
Convocação
Além do anúncio do processo seletivo, também foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial, a convocação de mais 269 candidatos aprovados no Reda de 2007 e no de 2009 para o interior do Estado. Já na edição de amanhã, será publicada a convocação, para Salvador, de 49 classificados no concurso público realizado em 2005 pela SEC.


Deputada busca credenciamento
para serviços de saúde de Ilhéus

A deputada estadual Ângela Sousa intermediou uma audiência, no início desta semana, entre o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, da qual também participaram a secretária de Saúde ilheense, Marleide Figueiredo, o provedor em exercício da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Gesteira, e presidente da Câmara de Vereadores do Município, Jailson Nascimento.

Na audiência, foi solicitado credenciamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa para a realização de tratamento quimioterápico. Outro pedido encaminhado a Solla foi a definição da UTI da instituição de saúde como “tipo 2”, o que na prática implicaria na elevação dos repasses.

O secretário de Saúde da Bahia acatou as solicitações e determinou os encaminhamentos necessários, junto à Divisão de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), a quem compete a análise técnica preliminar aos credenciamentos. Ângela Sousa comemorou o resultado da audiência, afirmando que ela produziu “avanços importantes que resultarão em novos benefícios para a comunidade de Ilhéus”.

Nenhum comentário: