quarta-feira, 6 de maio de 2009

SECRETÁRIO EVITA GREVE

A Prefeitura de Itabuna intercedeu na tentativa de evitar o impasse entre a diretoria da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), que anunciava uma greve para terça-feira, 5, no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, para forçar a negociação das cláusulas econômicas e sociais do acordo salarial de 2009. A negociação será conduzida pelo secretário de Administração, Gilson Nascimento, que analisará, em conjunto com lideranças sindicais e a direção da Fasi, as propostas apresentadas na pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Para Gilson, o diálogo é importante e vai permitir uma solução racional, que evitaria a deflagração de uma greve que prejudicaria os pacientes internados, em especial as vítimas de acidentes. O Hospital de Base funciona, apesar da desabilitação da gestão municipal da saúde em Itabuna, como um centro de referência em serviços na região.
Hoje será realizada a primeira rodada de negociações, com a participação de representantes do governo municipal, da fase e do Síntese. “O prefeito Capitão Azevedo defende que sejam esgotados todos os canais de negociação e assim, evitada uma greve que afetaria justamente à população mais carente, que utiliza os serviços do SUS através do Hospital de Base”, complementou Gilson Nascimento.

PREOCUPAÇÃO DE AZEVEDO

Promover a melhoria da qualidade de vida da população que habita, hoje, um verdadeiro cinturão de miséria na periferia da cidade é um dos desafios enfrentados por toda a comunidade. A frase foi dita pelo prefeito Capitão Azevedo, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, que foi gerado, terça-feira (5), em Itabuna, e transmitido ao vivo pela TV Santa Cruz para todo o estado. O programa foi apresentado pelo jornalista Genildo Lavinsky e contou com a participação do promotor público Clodoaldo Anunciação e do presidente da OAB, Oduvaldo Carvalho.

Durante o programa, foram discutidos os principais obstáculos enfrentados pelo município, a exemplo das deficiências na saúde, da falta de infraestrutura e do elevado nível de desemprego. “Estamos atentos a todos esses problemas causados pelo crescimento desordenado da cidade e que se arrastam há mais de 20 anos, acarretando transtornos crônicos à cidade e à população”, ressalta o prefeito Capitão Azevedo.

O Capitão Azevedo comentou ainda sobre as dificuldades orçamentárias e financeiras encontradas e informou que o governo municipal está realizando um amplo diagnóstico na cidade, com o objetivo de solucionar os problemas. “Estamos mantendo um diálogo permanente com o Ministério Público e outras instituições da comunidade, sempre agindo com transparência, disponibilizando informações sobre projetos e prestando contas de nossas ações à sociedade”, concluiu o prefeito.

INVESTIGAÇÃO DE CAMISINHA

A Polícia investiga como uma camisinha foi parar na caixa do lanche que uma menina de sete anos tinha comprado em uma loja do McDonald’s, no cantão de Freiburg, na Suíça. O estranho incidente, revelado ontem por jornais suíços, foi descoberto quando uma mãe foi denunciar à Polícia que sua filha de sete anos tinha encontrado um preservativo entre as batatas fritas do lanche comprado em um McDonald’s da cidade de Granges-Paccot.

A embalagem da camisinha estava aberta, o que levou a Polícia a investigar, em primeiro lugar, se havia sido usada. Segundo Benoît Dumas, porta-voz da Polícia, as primeiras análises divulgadas esta tarde apontam que o preservativo não estava usado, ou pelo menos "não tinha sido utilizado em uma relação sexual completa".

No entanto, ainda não foi possível determinar como o preservativo chegou ao lanche da menina. O porta-voz da Polícia lamentou que a mãe, de 41 anos, só tenha levado um pedaço da embalagem do lanche com prova, e dez horas após tê-lo achado, o que dificultou as análises.
(Postado por O amigão)


CURTAS

Referência


Para o presidente da OAB e coordenador do Grupo de Ação Comunitária (GAC), Oduvaldo Carvalho, Itabuna sempre foi considerada referência no estado como um pólo de desenvolvimento regional. Citando como exemplo o caso da saúde, ele lembra que em determinadas especialidades a cidade se destaca na prestação de serviços, e acredita que apesar dos problemas decorrentes do descredenciamento da gestão plena do SUS, o controle dos serviços deve voltar ao comando do Município no mais curto espaço de tempo possível. “Itabuna é uma cidade pujante e seu povo sempre soube dar a volta por cima, e não vai ser agora que será diferente”, pontuou o dirigente do GAC.


Empresas


O prefeito defendeu a implementação de políticas de inclusão social. Ele acredita que a atração de mais empresas significa a incorporação de mais investimentos, que vão por conseqüência, diminuir o desemprego, com reflexos na diminuição da própria violência urbana. Para Azevedo outra preocupação é com relação à questão ambiental, que visa tornar Itabuna uma cidade mais humana, justa e melhor para viver.

Saúde


O secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, solicitou do Sintesi o encaminhamento da pauta de reivindicações. Ao mesmo tempo, pediu ao diretor do HBLEM, Marcelo Andrade, que fizesse um levantamento com informações sobre o faturamento da instituição, custos operacionais e uma análise econômica mostrando o impacto das propostas encaminhadas pelo sindicato nos custos do hospital, que sobrevive com recursos do Sistema Único de Saúde


NÃO MUDOU


O poder é algo incrível capaz de mudar a vida e o comportamento das pessoas. Não de todas mesmo porque em toda regra há exceção. No Poder Legislativo de Itabuna tem um exemplo de um político que a votação não subiu para a cabeça: Raimundo Pólvora. Continua o mesmo, aumentando o seu leque de trabalho, tranqüilo e com os mesmos hábitos anteriores à eleição. É uma prova de que ele pensa em se reeleger enquanto muitos...


Padrinho


Toda empresa tem um padrinho para prestar serviços a um município. O ministério Público deve investigar quem é o padrinho da empresa de lixo e como surgiu essa amizade repentinamente.

Nenhum comentário: